Para mais receitas, entre no nosso site: www.servegana.com

As fotos e receitas deste blog podem ser usadas livremente apenas na internet e com os devido link diretamente para o site www.servegana.com. Agradecemos a compreensão e o carinho de todos.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sanduiche de falafel


04/06/13
Neste último fim de semana, fizemos um almoço inspirado na culinária árabe... Estes sanduiches foram parte do almoço. Ficaram excelentes!



Para o falafel

500g de grão de bico cru
água
1 cebola
1 colher de sopa rasa de cominho em pó
1 colher de sopa rasa de coentro em pó
1 colher de sopa rasa de páprica doce
2 dentes de alho espremidos
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
um punhado de salsinha picada
2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
óleo de girassol para fritar
 
 
Coloque o grão de bico numa vasilha com água (coloque bastante água porque ele incha). Deixe de molho por 24 horas. É aconselhável trocar a água pelo menos duas vezes nesse período.
Escorra e descarte a água. Coloque o grão de bico no processador e bata até que esteja moído. Acrescente a cebola e bata mais um pouco. Retire do processador e acrescente os demais ingredientes, misturando bem. Faça bolinhas e achate-as. Frite em óleo até estarem douradas. Escorra.
 
 
Para o sanduiche
pão sírio
tomate picadinho
pepino picadinho
cebola picadinha
alface americana picada
falafel já frito
molho de tahine (ver receita abaixo)

 
Corte o pão sírio em dois (use um pão não muito grande). Abra cada parte do pão (onde você cortou), fazendo um cestinha com cada uma (ver foto). Recheie com a alface americana, tomate, pepino, cebola, dois ou três falafels e molho de tahine. Sirva imediatamente (porque o pão amolece rápido e o sanduiche se desfaz...).
 
Dica: Você pode montar uma travessa com os ingredientes já picados, uma cesta com o falafel frito e o molho numa cumbuca e cada um monta o seu sanduiche na hora.
 
 
 
 
Para o molho de tahine
 
 
1 e 1/2 colheres de sopa de tahine
1/2 limão espremido
azeite a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
uma pitada de páprica doce
aprox. 1 xícara de leite de semente de abóbora
1 colher sopa de amido de milho
 
 
 
Misture o leite de abóbora com o amido de milho e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar. Acrescente os demais ingredientes e misture bem.
 
Se o tahine que você usar for grosso, talvez tenha que acrescentar um pouquinho de água. O molho deve ficar cremoso, nem muito duro, nem muito aguado. Salpicamos páprica por cima.
 
 
 
 

Pin It button on image hover