Para mais receitas, entre no nosso site: www.servegana.com

As fotos e receitas deste blog podem ser usadas livremente apenas na internet e com os devido link diretamente para o site www.servegana.com. Agradecemos a compreensão e o carinho de todos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Barquinhas com maionese de lentilha rosa e batata



05/07/13
Esta saladinha é praticamente uma refeição por si só...
Gostamos muito da lentilha rosa. É rápida para cozinhar e deliciosa. Quem nunca experimentou, precisa provar.


1 xícara de lentilhas rosas
5 batatas rosas
1 cravo
1/2 cebola
1 dente de alho
louro em pó a gosto
azeitonas picadas
1 pedaço de alho poró
sal a gosto
páprica picante a gosto
azeite
pimenta do reino a gosto
salsinha picada
1 limão ou vinagre a gosto (o que preferir)
tomates picados
tomates cerejas e broto de alfafa para enfeitar
folhas de acelga pequenas
 
 
Numa panela, coloque a lentilha, a cebola com o cravo espetado nela, o dente de alho sem casca e sem picar, o pedaço de alho poró, uma pitada de louro em pó e água para cobrir (um pouco a mais do que isso). Leve ao fogo até que a lentilha esteja mole. É muito rápido (5 a 10 minutos, em geral ). Escorra a água e reserve tanto a lentilha escorrida como a água do cozimento. Retire o dente de alho, a cebola e o alho poró e coloque num liquidificador (retire o cravo antes e jogue fora). Corte as batatas (com casca mesmo) em quadradinhos. Cozinhe em água e sal ou no vapor até estarem cozidas, mas não muito moles. Coloque um pouco mais da metade das batatas num recipiente (onde será feita a maionese). A outra metade, coloque no liquidificador junto com a cebola e os outros ingredientes do cozimento da lentilha e acrescente a água da lentilha, pimenta do reino, páprica, azeite a gosto e 1/2 limão espremido. Bata até virar um creme. Se necessário, acrescente mais água.
 
 
No recipiente onde colocou a maior parte das batatas, coloque a lentilha escorrida, a salsinha, as azeitonas picadas, o tomate picado e misture. Tempere com sal, a outra metade do limão espremido e azeite. Mexa bem. Acrescente um pouco do creme do liquidificador e mexa. Não precisa colocar todo o creme. Vá experimentando e vendo o quanto é suficiente. O que sobrar, use em torradinhas, como patê; em sanduiches ou como molho de salada.
 
Leve a maionese à geladeira. Quando estiver bem gelada, sirva dentro de folhas pequenas de acelga. Enfeite com tomates cerejas e broto de alfafa.
 
 
Você ainda pode acrescentar mais alho à maionese, se gostar de saladas mais temperadas. Um dente de alho espremido à mistura faz muita diferença.
Pin It button on image hover