Para mais receitas, entre no nosso site: www.servegana.com

As fotos e receitas deste blog podem ser usadas livremente apenas na internet e com os devido link diretamente para o site www.servegana.com. Agradecemos a compreensão e o carinho de todos.

Receitas veganas: LEITES VEGETAIS

Beber leite de vaca é outra das “esquisitisses” humanas. É um leite extremamente gorduroso e existe para que o bezerro, um ser pequenino, se transforme em uma vaca enorme em pouco tempo. Se pensarmos bem, não pode ser algo que traz benefícios à saúde. Além disso, a vaca, que viveria naturalmente cerca de 25 anos, vive 7 ou 8 anos, sendo inseminada artificialmente, parindo, sendo separada de seus bezerros e tendo infecções nas tetas. Essas infecções produzem pus, que vai direto para o leite que você ingere, pois, segundo o ativista Gary Yourofsky, apesar da pasteurização (que mata as bactérias), a substância ainda está lá. Para se ter uma idéia, é permitido que a indústria deixe cerca de um conta gotas de pus por copo de leite!!

Já os leites vegetais, ricos em cálcio, ferro, minerais e vitaminas, são fontes de energia e fazem bem ao organismo.
Existem muitos tipos de leite vegetal. Neste blog colocamos alguns. Veja qual mais lhe agrada e sinta os benefícios que certamente lhe trarão.







Com os leites vegetais você pode fazer achocolatados, molho branco, molho rosé, coberturas de bolos, sorvetes, etc., enfim, tudo o que faria com o leite de vaca e muito mais.




Leite de Inhame

1 inhame
1 xícara de água mineral



Cozinhar o inhame (se quiser). Escorrer. Colocá-lo no liquidificador com a água mineral e bater. Coar e servir.

O leite de inhame pode ser feito com o inhame cru, porém, algumas pessoas (raramente) podem sentir um leve formigamento na boca. Isso acontece devido à presença de ácido oxálico no inhame. Para garantir que isso não aconteça, ferva o leite ou cozinhe o inhame antes de batê-lo. Dos dois jeitos dá certo.



Leite de Quinoa


1 copo de quinoa
3 copos de água mineral




Deixe a quinoa de molho por, pelo menos, 4 horas. Escorra. Bata no liquificador com os 3 copos de água filtrada. Coe e sirva.


Leite de girassol


1 copo de sementes de girassol(sem sal)
4 copos de água filtrada


Deixe as sementes de molho por, pelo menos, 8 horas em água comum. Escorra. Coloque-as no liquidificador com a água filtrada e bata. Coe com um filó.





Leite de gergelim


1 litro de água filtrada
3/4 xícara de gergelim sem casca


Deixe o gergelim de molho por, pelo menos, 4 horas. Bata com a água filtrada no liquidificador por alguns minutos e coe. O que ficar na peneira pode ser usado para fazer patê, acrescentando temperos e azeite. O gosto do leite de gergelim é um pouco mais forte que os demais leites. Cada pessoa precisa sentir a quantidade de água ideal para ela.



 Leite de amêndoas


 30 a 50 g de amêndoas cruas
1 litro de água potável



Bata as amêndoas com água no liquidificador e coe com um coador fino ou filó.


A amêndoa pode ser deixada de molho por 4 horas, para que o leite fique mais digestivo. Nesse caso, deixe-a de molho e antes de bater, troque a água.





Leite de arroz




arroz cozido, sem sal
água potável
fava de baunilha  




Cozinhe o arroz, normalmente, em água e com a fava de baunilha. Retire do fogo e bata com água mineral até o arroz se desfazer. A grossura do leite é você quem decide: pode ser mais ralo (acrescente mais água) ou mais grosso. Você pode coar se quiser. Outra opção é fazer o arroz sem a baunilha e, quando colocá-lo no liquidificador, acrescentar essência de baunilha e açúcar.






Leite de soja


2 xícaras de soja crua em grão
6 xícaras de água fervendo
água para deixar de molho



Deixe a soja de molho durante a noite em água. Escorra. Bata a soja com a água fervendo (ou bem quente) no liquidificador. Coe e coloque o líquido numa panela. Leve para ferver por alguns minutos. Está pronto.





Leite de macadâmia



50 g macadâmias cruas
1 xícara de água potável
Bata no liquidificador e coe.



Para fazer o tofu (queijo de soja), é preciso acrescentar 1 colher de chá de salamargo ou 1/4 de xícara de suco de limão ao leite ainda quente (temperatura entre 70 e 80°C) e aguardar que talhe(15 minutos). Depois, é só retirar a parte talhada com uma peneira fina e colocar num recipiente furado, de tampa apertada, para que o soro saia por completo. Deixar, então, na geladeira e servir quando estiver firme.





Leite de castanha do Pará


1 xícara de castanhas do Pará
1 litro de água potável




Deixe a castanha de molho por, pelo menos, 8 horas ( de um dia para o outro estará bem). Escorra. Coloque no liquidificador e acrescente a água potável. Bata e coe.






Leite de aveia



80 g de aveia em grão (não é em flocos!)
1 litro de água potável


Deixe os grãos de aveia de molho por, pelo menos, 6 a 8 horas (pode ser de um dia para o outro). Jogue a água fora. Coloque 1 litro de água potável no liquidificador e acrescente a aveia escorrida. Bata e coe com um saquinho de filó.





Leite de semente de abóbora

 

1 xícara de sementes de abóbora cruas
3 xícaras de água
água para o molho


Deixe as sementes em água de molho por uma noite. Retire a água e descarte. Coloque as 3 xícaras de água filtrada e bata. Coe e sirva.


Pin It button on image hover